Posted by: Fabio Araújo Fernandes | 20 de March de 2016

Encontros no Pará para a salvaguarda da capoeira em abril 2016

encontrosEm abril, ocorrerão os Encontros Regionais para a Salvaguarda da Capoeira no Pará. Os eventos têm por objetivo promover a participação dos grupos que produzem, transmitem e atualizam as manifestações culturais associadas à prática da Capoeira, na elaboração de diretrizes para as ações de salvaguarda.

Durante os encontros, promovidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Grupo de Trabalho Interinstitucional para a Salvaguarda da Capoeira no Pará, também haverá uma ampla consulta pública de modo a construir um plano de salvaguarda de maneira democrática e participativa.

A primeira etapa dos encontros ocorreu em novembro de 2015, com a participação de cerca de 50 Mestres e representantes de grupos da Região Metropolitana de Belém. E outras três fases estão previstas para os dias 02 de abril: Etapa Região Rio Guamá, em Castanhal. 09 de abril, Etapa Região Rio Caetés, em Capanema. 23 de abril, Etapa Região Marajó I, em Salvaterra. 30 de abril, Etapa Região Rio Tocantins, em Cametá.

Além disso, para elaboração do plano de salvaguarda as discussões serão divididas em três temas:
1) Capoeira, Educação, Esporte e Lazer;
2) Capoeira: Apoio, Fomento e Sustentabilidade e
3) Capoeira: Identidade e Diversidade.

A expectativa é de contemplar mais de 50 municípios, com a participação de cerca de 200 Mestres e representantes de grupos de capoeira. Os indicados os para compor o Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira no Pará serão anunciados no final de cada reunião.

Fonte: https://casadopatrimoniopa.wordpress.com


Leave a comment

Categories